|
||
![]() |
||
|
|
Casal completa 75 anos de casamento e bate recorde de união
"Já fizemos muitas festas, daquelas que terminam de manhã."
A afirmação é de Zilda Manço da Silva, de 95 anos, há 75 anos casada com Luiz Pereira da Silva, de 98. Mas a festa deste sábado (6/1) é mais que especial. É hoje que o casal comemora bodas de brilhante. A celebração começa com uma missa em ação de graças que terá a participação de familiares. Comida, bebida e música estão na programação. Afinal é também a comemoração de um recorde que deve figurar no RankBrasil, já que o maior período de união registrado até então era de 73 anos.
O casal dá pistas de como alcançar uma vida longa e um relacionamento duradouro. Para viver muito, segundo Luiz, é preciso trabalhar muito, se afastar dos vícios e se alimentar bem. O casal faz cinco refeições por dia, mas ele não come carne bovina, apesar de ter sido criador. Gosta mesmo é de carne suína peixe e macarrão. A bebida preferida é Caracu, mas tomam vinho de vez em quando. De trabalho o hoje aposentado do INSS entende muito bem. Trabalhou até os 85 anos de idade e dirigiu carro até os 87. Hoje ainda vai às fazendas dos filhos, mas só a passeio. "Não dou mais palpites", diz.
Ex-pecuarista e produtor de café, ele viajou muito no lombo de cavalo para comprar e vender bois. Não tinha o hábito de confiar a missão a outras pessoas. "Eu chegava na porteira, olhava os animais e já analisava tudo", lembra. Certeza infantil - Memória boa, aliás, é outra característica de Luiz. Depois de tanto tempo de casado, três filhos (duas mulheres e um homem), cinco netos e quatro bisnetos ele brinca ao lembrar quando teve certeza de que se casaria com Zilda. "Eu tinha 6 anos e ela, 4. Fomos a um casamento do meu tio e, enquanto os adultos festejavam, fomos colocados para dormir em uma mesma cama. Aí pensei: ‘é com esta que eu vou’", brinca.
O bom humor é constante. "Ainda dou nó em fumaça", diz, por trás de um sorriso maroto. E conta como era o namoro na época do casal. "Nessa distância já estava muito perto", brinca, se afastando cerca de dois metros da companheira. "E o pai da moça ficava no meio", completa. Nascidos na região de Cajuru, os dois se casaram em Batatais, onde Zilda morava. Há 50 anos estão em Ribeirão Preto, em um grande apartamento na região central da cidade. Na rotina de Luiz está um passeio de manhã até a Única, uma tradicional cafeteria no centro, e uma conversa com os amigos na praça perto de casa, no período da tarde.
Já dona Zilda cuida da casa como se tivesse muito menos idade. É ela quem administra a vida dos dois e ainda ouve quase todos os dias uma pergunta feita pelo marido quase centenário: "o que será de mim daqui a 20 anos?" É dela a receita para um relacionamento duradouro e feliz: "Trabalho, alegria e muita fé, muita oração". E garante, com um sorriso nos lábios: "Temos uma união muito feliz".
Gestão de brigas
E as brigas? Como todo casal, tiveram sim, pequenas rusgas. "Mas a gente brigava de dia e fazia as pazes à noite", brinca mais uma vez Luiz. Mas não chegava a ser por ciúmes. "Eu viajava muito. Se ela tivesse ciúmes, não teria dado certo." rodutor rural respeitado, ele chegou a ser sondado para ser candidato a prefeito de Cajuru. Não quis. Mas não esconde ter tido bom relacionamento com políticos, para quem fez festas.
O casal conta que já teve (e perdeu) muitos amigos. "Nesses quase cem anos não tive um só inimigo. Tive muitos empregados nas minhas fazendas e todos ficaram meus amigos, mesmo depois de não trabalharem mais comigo", diz, bastante orgulhoso. Longevidade de família - A longevidade parece ser uma marca das famílias de ambos. Dona Zilda tem uma irmã de 101 anos O pai de Luiz morreu dois meses antes de chegar aos 100. E na família estão pelo menos oito pessoas com mais de 90 anos de idade.
Não há muitas famílias como esta. Segundo os dados do Censo 2000, havia naquele ano no País 8.633 pessoas com 98 anos, sendo 2.972 homens e 5.661 mulheres, e 13.436 pessoas com 96 anos, sendo 4.559 homens e 8.877 mulheres. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2005 revelam que 1 3% da população brasileira tem 80 anos de idade ou mais. O número absoluto da população em 2005 era de 184 milhões. ___________________________________
Fonte: CruzeiroNet, 06/01/2007. Disponível em: http://www.cruzeironet.com.br/run/35 |
|